Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

Escassez de mão de obra na construção civil preocupa empresários do setor.



"A mão de obra já está ficando escassa", disse o presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip)”, Luiz Antonio Nogueira de França.

Nunca foram tão bons os indicadores de empregabilidade no setor de construção civil, isso faz parte de uma economia sólida e voraz que cresce em ritmo frenético apoiado pelas facilidades no financiamento da casa própria, e pelo “boom” na procura do setor imobiliário.


Canteiro de obra na Bahia



No entanto as empresas de construção já deram o sinal de alerta! O problema é que o aumento pela oferta de emprego tem provocado também a escassez de mão de obra qualificada para a indústria da construção civil.


A cada esquina vemos empreendimentos sendo lançados e a demanda de profissionais qualificados já não suporta mais esse crescimento acelerado.

As empresas do ramo tentam com grande esforço contratar os poucos que ainda pleiteiam as vagas restantes, entre as mais procuradas são: pedreiros, carpinteiros, eletricistas entre outros.


Ajudantes é o que não faltam, porém muitos não são capazes de cumprir com o recomendável pelas construtoras, atrapalhando a produtividade e tornando perigosa a sobrevivência das pequenas empresas terceirizadas para os serviços de construção!


É crescente a quantidade
de empreendimentos

 A ascendência no setor da construção evidencia a  necessidade de investir em cursos profissionalizantes para qualificar os existentes no mercado e atrair os mais novos para suprir o déficit de funcionários. Torna-se necessário também a implantação uma política de incentivo na permanência desses profissionais, já que é alta a rotatividade.



“Qual pedreiro gostaria de fazer carreira numa empresa de construção, sendo que as mesmas não possuem uma perspectiva de contratação em longo prazo? Os desafios das PME’s, que são as maiorias responsáveis pela contratação do pessoal, estão em atrair os melhores e motivá-los de maneira que eles se identifiquem com a empresa” diz José Amauri, presidente da SERCPINT, que atua há mais de vinte anos no mercado.


O futuro do setor imobiliário é incerto quanto ao suprimento das grandes construtoras para a  entrega dos empreendimentos no prazo previsto, evitando multas e prejuízos.  A situação tende a piorar por dois motivos:


  1. É o início das obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016.
2.       É o começo da construção das cerca de um milhão de moradias no âmbito do programa Minha Casa, Minha Vida. Isso, sem contar a segunda etapa do projeto, que deve ser anunciada no fim deste mês.

Também há uma preocupação por parte das construtoras na qualidade dos serviços prestados por causa de profissionais que são contratados as pressas para tentar suprir a demanda imobiliária.

Minha Casa Minha Vida é o projeto que mais prevê a
construção de casas populares.
É preciso buscar novas alternativas de contratação e qualificação do pessoal, além de mantê-los motivados, a solução poderia ser buscar outras pessoas em estados ou países vizinhos.

Por: Uenderson Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nossos Anúncios

Nossos Anúncios