Páginas

sábado, 4 de setembro de 2010

Como é feito o CIMENTO?

Matéria prima essencial que misturado com areia e brita está presente em quase todas as obras, desde construções mais simples, até as mais grandes e complexas como: pontes, usinas, estádios, monumentos, casas  e outras infinidades de aplicações que podem ser feitas, - o cimento é indispensável para o desenvolvimento da sociedade como todo.


Mas você sabe como é feito este composto químico de enorme utilidade que dá vida aos nossos sonhos?


Pedra de Calcário,
- usada para a produção do cimento


Chamado de  “caementum” foi criado na antiga Roma e aperfeiçoada no Egípcio, era basicamente feita de Cal e cinza vulcânica do Monte Vesúvio, que fica na região de Pozzuoli.






Joseph Aspdin
O cimento, muito semelhante ao que conhecemos hoje, foi desenvolvido pelo químico britânico Joseph Aspdin, de Leeds, que batizou o material com o nome de cimento portland, devido à semelhança de sua cor e de outras características com a de um tipo de pedra encontrada na Ilha de Portland, na Inglaterra, utilizada para construção.
                                                                                                                                            



 O processo de fabricação do cimento não é tão simples como parece, para  produzir o cimento é preciso que:


1 - Caminhões levam à fábrica as duas matérias-primas do cimento (calcário e argila), inicialmente armazenadas em um galpão

2 - Os dois materiais são misturados e moídos até virarem um pó fino

3 - O pó resultante é armazenado em silos para que se misture até ficar bem homogêneo

4 - A mistura é levada à chamada torre de pré-aquecimento, onde é submetida a temperaturas de até 900ºC

5 - Neste enorme forno cilíndrico rotativo, a uma temperatura de 1450ºC, a mistura de calcário e argila gira até fundir. Resultado: ela se condensa em bolotas, chamadas de clínquer

6 - Ao sair do forno, o clínquer é armazenado neste depósito circular e deixado para resfriar

7 - Agora, o cimento já está quase pronto. Nesta etapa, basta acrescentar gipsita, o mesmo material usado para fazer gesso

8 - A mistura é moída novamente até virar pó

9 - O produto final é armazenado em silos e depois empacotado em sacos para distribuição.




No vídeo abaixo feito com o jornalista Renato Machado,  produzido pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) sobre a fabricação do Cimento descreve todas as etapas desse processo complexo.



Bom é isso aí espero que tenham gostado. 

3 comentários:

  1. Fez lembrar meu tempos de faculdade e que trabalhava no SENAI. Estudo de aglomerantes e visita a fábricas com alunos. Interessante postar no twitter para ter muitos acessos. Estudantes gostam deste tipo de conteúdo.Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez agradecemos a sua ilustre visita Edvaldo.

    ResponderExcluir
  3. olá meu nome é fábio, adorei a matéria estou fazendo faculdade de gestão de produção industrial e vou fazer uma apresentação da linha de produção de uma cimenteira, gostaria de saber se tem como adquirir esse vídeok com qualidade melhor?
    e-mail: f.lacerda-santos@bol.com.br

    ResponderExcluir

Nossos Anúncios

Nossos Anúncios