Páginas

domingo, 1 de agosto de 2010

Novos materiais na construção civil. A criatividade no momento de crise.

 Em 2006 a indústria da construção civil passou por uma drástica crise.  O fator principal foi o  aumento dos combustíveis fósseis que provocou na época altos custos no transporte dos materiais, e logo após o ocorrido, estimulou-se então a criatividade das indústrias, engenheiros, arquitetos e profissionais do setor.

  
A partir dessas constantes buscas e pesquisas, foram criados materiais que na época eram considerados inovadores, ou seja, surgiram os produtos alternativos: telhas em fibras vegetais, tijolos feitos com “terra crua”, estruturas feitas com reaproveitamento de materiais recicláveis e até o concreto translúcido.   Vários destes produtos já estão sendo experimentados e demonstrados em protótipos da habitação de interesse social, que estão sendo construídos em diferentes cidades brasileiras.




O que mais me chamou a atenção foi o concreto translúcido patenteado pelo húngaro Aron Losonczi juntamente com o sócio alemão.
Parede com o Concreto Translúcido.

O light transmitting concrete (LiTraCon – concreto transmissor de luz) é um pré-fabricado de concreto e fibra ótica, na proporção de 95% de concreto para 5% de fibra ótica. 








Luminária feita com Concreto Translúcido.
Ele permite até 70% de transparência e possui as mesmas qualidades de resistência de um bloco de concreto. A espessura pode variar de 2 a 50 centímetros. O preço gira em torno de mil euros por metro quadrado, afirmou Andreas Bittis, representante da LiTraCon na Alemanha.





Processo de assentamento dos Tijolos

Outro material que merece  destaque é o chamado Tijolo Ecológico (modular de solo cimento). Fabricados a partir de  da prensa de 70% de areia e o restante de cimento , passam a mistura por um triturador e moldam os tijolos.




Processo de prensa para o tijolo.


Ao invés de irem ao forno, os blocos produzidos a frio permanecem sete dias protegidos do sol. Durante essa fase, é preciso molhar as peças periodicamente, o que dá a liga.  Esse tipo de fabricação é chamado de ecológico porque não utiliza a queima de madeira para o cozimento do bloco, sendo este apropriado para a natureza.




É notável o quanto a criatividade foi importante para o desenvolvimento dos materiais na construção civil.
Muitos outros materiais hão de aparecer, pois o mundo caminha para o desenvolvimento sustentável e serão recompensadas a empresas que se comprometerem em caminhar e crescer junto com o meio ambiente.

Postado por: Uenderson Silva.

4 comentários:

  1. Gostei muito deste post Uenderson. Cheguei a postar varias informações dobre materiais inovadores em meu blog. Mas, tem que garimpar... São de viagens que fiz a Europa e Estados Unidos. Outra questão : o visual de seu blog esta muito bom. Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigado por prestigiar nosso blog. Agradecemos os elogios!

    ResponderExcluir

Nossos Anúncios

Nossos Anúncios