Páginas

domingo, 31 de março de 2013


Viga baldrame


Aprenda a calcular o volume total de argamassa e a decompor o traço para saber o consumo exato de areia, cimento e aditivo no revestimento de fundações


Reportagem: Bruno Loturco


Ilustrações: Sergio Colotto
Subterrâneas, vigas baldrame precisam ser impermeabilizadas. Uma das possibilidades é revesti-las com argamassa polimérica. Para saber quanto material será consumido, o primeiro passo é medir a área total das vigas.
Vamos considerar uma viga baldrame com 0,50 m de largura x 100 m de comprimento – somando todas as laterais –, resultando em área total de 50 m². Se considerarmos que 15 cm das laterais da viga também precisam ser impermeabilizados, teremos outros 30 cm a serem multiplicados pelo comprimento, resultando em 30 m² adicionais. Área total a ser impermeabilizada: 50 + 30 m² = 80 m².
É preciso considerar as instruções do fabricante com relação à espessura da camada de argamassa para garantir a impermeabilização. Neste exemplo, a espessura será de 2 cm, ou 20 mm. Esses valores nos permitem calcular o volume de argamassa a ser consumido por metro quadrado. Basta multiplicar a área pela espessura do revestimento: 1 x 1 x 0,02 m = 0,02 m³. Convertendo para litros = 20 l/m², considerando os 20 mm de espessura do revestimento. Ao multiplicar pela área total, de 80 m², teremos um consumo de 1.600 l de argamassa polimérica. Esse é o consumo da argamassa já pronta. Vamos fazer a conta inversa, decompondo o material, para saber o consumo de cada componente: areia, cimento e aditivo.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de cimentoObservando as instruções do fabricante ou do projeto, é possível saber qual é o traço recomendado. Em nosso exemplo, vamos considerar um traço de uma parte de cimento para três partes de areia média peneirada – 1:3.
Para saber o consumo de cimento, o primeiro passo é dividir o consumo de argamassa por m² – 20 l – pela proporção de areia – três partes. Assim, 20/3 = 6,66 l de cimento/m². Ao multiplicar pela área total da viga, teremos o consumo total de cimento: 6,66 l x 80 m² = 532,80 l de cimento. Considerando, de acordo com dados fornecidos pelo fabricante, que 40 l de cimento correspondem a 50 kg do material, saberemos o consumo total desse material ao dividir 532,8 / 40 = 13,32 sacos de cimento de 50 kg cada. Ou seja, 14 sacos de cimento.
Ilustrações: Sergio Colotto
Consumo de areiaPor ser fino, o cimento misturado ao aditivo ocupará os vazios da areia. Dessa maneira, não influencia o volume de argamassa. Sendo assim, o consumo de areia fina e peneirada é igual ao consumo total de argamassa, obtido no cálculo inicial. Ou seja, serão necessários 1.600 l de areia. No entanto, a areia é vendida por m³. Se 1 m³ = 1.000 l, então é preciso comprar 2 m³ de areia para revestir toda a viga com argamassa polimérica.
Consumo de aditivo A quantidade de aditivo depende da quantidade de cimento. É preciso observar as recomendações do fabricante. Neste exemplo, vamos supor que o indicado seja aplicar 1 l de aditivo a cada 20 l de cimento. Conforme vimos acima, cada saco de cimento de 50 kg é o equivalente a 40 l em volume. Transferindo os valores, precisaremos de 2 l de aditivo para cada saco de cimento.
Uma vez que o consumo de cimento previsto é de 14 sacos, basta multiplicarmos 2 l de aditivo x 14 sacos de cimento = 28 l de aditivo. Sabendo que o aditivo da nossa simulação é vendido em latas de 18 l e galões de 3,6 l, sabemos que o ideal é comprar uma lata de 18 l e três galões de 3,6 l, resultando em 28,8 l de aditivo.
Ilustrações: Sergio Colotto
Lembramos que esse é um cálculo meramente ilustrativo. Em uma situação de obra, é possível que a viga apresente imperfeições eu suas dimensões. Por isso, o recomendável é considerar uma margem de segurança de 15 a 20% a mais – a depender do treinamento da mão de obra – ao fazer o cálculo do consumo de material.
Apoio técnico: Izaias Batista da Silva Junior, técnico em edificações da Vedacit.


Retirado do site:http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/58/impermeabilizacao-de-baldrame-aprenda-a-calcular-o-volume-total-279804-1.asp

3 comentários:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir

Nossos Anúncios

Nossos Anúncios