A escassez da mão-de-obra qualificada no setor de construção civil é um dos assuntos que mais preocupam os empresários do setor.
A medida em que o setor cresce, aumentam os problemas com a contratação de pessoal no País. Sem operários muitas obras já estão em atraso e a escassez é ainda maior entre os trabalhadores de nível básico.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional das Indústrias, cerca de 94% das empresas de construção civil não encontram funcionários para suprir a oferta de emprego.
A solução das grandes construtoras foi incentivar programas de qualificação utilizando escolas técnicas nos canteiros de obras.
O treinamento de pessoal é um recurso utilizado para melhorar o desempenho das empresas, já que a melhoria no padrão da mão-de-obra traz:
- Maior estabilidade da mão-de-obra;
- Aprimoramento dos produtos e serviços produzidos;
- Maiores condições de adaptação aos progressos da tecnologia;
- Economia de custos pela eliminação de erros na execução do trabalho;
- Condições de competitividade mais vantajosa dada a capacidade de oferecer melhores produtos e serviços;
- Diminuição acentuada dos acidentes de trabalho e do desperdício.
Visando diminuir esse déficit, o Estado, através do Ministério do Desenvolvimento está estimulando a criação de cursos através de Programas de Qualificação de Funcionários da Construção Civil. Estima-se que os cursos deverão durar pelo menos 90 dias, e formarão 500.000 trabalhadores, usando os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
Informações retiradas da Revista Exame Edição 991 - 4/5/2011; do site PINIweb - Acesso em 1 de maio de 2011 ; e do SENAI.
Mão de obra qualificada, só com treinamento qualificado.
ResponderExcluirhttp://sobrado-novo.blogspot.com/