A indústria da construção civil é organizada em projetos, e a teoria e prática da produção dominante são influenciadas intensamente pelos conceitos e técnicas.
Por esse motivo o Líder na construção civil possui um papel essencial na gestão da comunicação nas organizações, seja ele o mestre de obras, engenheiro ou o proprietário.
A comunicação é o veículo da liderança, e para uma boa relação entre chefe e colaboradores, torna-se necessário a participação do líder como agente comunicador e motivador, explicando suas decisões políticas com franqueza e transparência, expressando de forma clara e precisa as crenças e os valores da empresa.
É preciso que o líder saiba lidar com situações em que é necessário o levantamento de informações adequadas e verdadeiras para que possa tomar decisões acertadas.
Em uma comunicação gerencial é importante pensar estrategicamente sobre comunicação, a fim de aumentar a probabilidade de obter a resposta desejada e conseguir os objetivos da organização.
Manter seus funcionários informados sobre o estado em que se encontra a empresa é uma demonstração de confiança do empregador para com seus colaboradores, evitando a proliferação de informações que tragam prejuízos para a organização e evitando até greves e desorganização.
Construir um diálogo eficiente e manter o funcionário ciente das seus deveres e direitos tornam a busca do objetivo mais palpável, além de gerar a união da equipe e conseqüentemente desenvolvimento para a empresa e o funcionário.
Por Uenderson Silva.
O papel do líder em uma organização é fundamental e manter um canal aberto com os colaboradores ajuda muito a manter um ambiente agradável, profissional e produtivo de trabalho. A comunicação é um dos grandes desafios de empresas de diversos portes. Existem boas ferramentas, mas o líder deve assumir esta função de gerir fluxo das informações e analisar os ambientes e dados disponíveis, aproveitando estes resultados para a melhoria do todo.
ResponderExcluir